
Há uns anos atrás eu a a minha amiga Nanda íamos a sair do supermercado e eis que está uma pedinte de Leste com a mão esticada, nós tirámos um pacote de bolachas que tinhamos no saco e demos-lhe. A senhora agradeceu imenso e ficou radiante!
Como esta situação não é usual, porque ou pedem mais ou dizem que querem dinheiro, nós no caminho de casa começámos a pensar que a senhora devia ter mesmo muita fome e filhos para criar e pronto, corações de manteiga, voltámos para trás e fomos de novo ao supermercado. Quando entrámos ela disse-nos: "Frango sinhôra" e nós pensámos que a coitada mal sabia falar português então para ela frango era o significado de comida.
Enchemos um saco com leite, bolachas, iogurtes, pão, aquilo que achámos que ela e os filhos poderiam comer de imediato. Quando lhe fomos entregar, as duas certas da nossa boa acção, ela olha para dentro do saco e questiona indignada: "e o frango??!!" Nós não queriamos acreditar! Depois ri-mos sem parar mas continuamos sem perceber como é que depois da nossa boa acção ela só queria um frango! e porquê um frango??!!
Hoje fui ao banco e à porta uma outra senhora pedinte de Leste veio ter comigo e disse: "Sinhôra dá dinhêro pa comprar um frango, tenho filhos pa criar" e de facto tinha uma bebé num carrinho,podia pedir leite, fraldas mas não...e a minha questão volta a permanecer: Mas porquê frango?
Qualquer dia os pedintes já não pedem somente dinheiro ou uma sandes já dizem: "pode dar-me dinheiro para eu poder fazer um ensopado de borrego?" ou então: "pode ir ali ao pingo doce e comprar um pedaço de vitela para eu gratinar no forno?"
Já não se fazem pedintes como antigamente...