06/04/2009

Ouve a música antes de a canção acabar

Já alguma vez viste miúdos num carrossel?
Ou escutaste a chuva a bater no chão?
Alguma vez seguiste o voo errático de uma borboleta?
Ou contemplaste o sol a esbater-se na noite?
É melhor abrandares.
Não dances tão rápido.
O tempo é curto.
A música não vai durar.
Passas pelos dias a correr?
Quando perguntas: como estás? Ouves a resposta?
Quando o dia termina, ficas deitado na tua cama
com as próximas cem tarefas a girar-te na cabeça?
É melhor abrandares.
Não dances tão rápido.
O tempo é curto.
A música não vai durar.
Alguma vez disseste ao teu filho: fazemos isso amanhã?
E na tua pressa, não reparaste na tristeza dele?
Alguma vez perdeste o contacto,
deixaste uma boa amizade morrer
Porque nunca tinhas tempo para telefonar a dizer "olá"?
É melhor abrandares.
Não dances tão rápido.
O tempo é curto.
A música não vai durar.
Quando corres tão depressa para chegares a algum lado
perdes metade do divertimento de lá chegar.
Quando te preocupas e aceleras pelo dia a fora,
é como atirar fora um presente por abrir.
A vida não é uma corrida.
Vai mais devagar.
Ouve a música
antes de a canção acabar.

(Este poema foi escrito por uma menina com uma doença terminal, uma grande lição de vida)

5 smiles:

Diogo disse...

toda a verdade esta ai escrita, sempre que xega a 2ª feira, fikamos a espera k seja fim de semana, kd sao 8.30h e vamos para o emprego, estamos smp a espera k seja 18h e nao gozamos a vida, nao estamos atentos a determinados "gozos"do dia a dia... gozem tds os minutos da vida, porque a kualker minuto tudo pode mudar ;)

Feather disse...

Lindo! E bem real. Posso dizer que sim, já tive o privilégio de dar atenção a algumas das pequenas coisas que ela indica. às vezes a beleza à nossa volta é tanta, que me sinto "overwhelmed". não sei como dizer em português. Sabias que uma borboleta, em Tavira, estava a voar e veio direita a mim e pousou na minha mão? E assim ficou durante um bocado. AMEI

Nandinha disse...

Penso nisto muitas vezes, e por aquilo que já vivi sei que deveriamos "abrandar",saborear as coisas mas simples da vida! Simplesmente, e porque somos seres imperfeitos, apesar de o sentirmos não o fazemos! Se conseguirem, dançem mais devagar...

tarina e o seu vestidinho cor de rosa disse...

Já tinha lido isto ontem umas duas vezes e não comentei pq não sabia o que dizer. Ainda hoje não sei.
Pareçe que afinal a sabedoria não é alcançada com os livros... `
É tudo tão efémero, e infelizmente só nos apercebemos disso quando o tempo pareçe estar a esgotar-se.
bjinho*

Irina Gomes disse...

A única palavra que tenho ao ler isto, é que é mesmo assim que temos de viver.
Corremos tanto que não valorizamos a vida que temos.
A cada dia que passo fico mais irritada por precisar de dinheiro e sentir que não tenho de sofrer para o ter, isto é, não quero viver sob a sua ditadura.
Talvez o facto de ter visto o meu pai morrer lentamente e agora conhecer alguém que pouco mais velho do que eu, de um momento para o outro, também começou a perder a vida... me apeteça cada vez mais parar e aproveitar. Graças a Deus, tenho a minha Joana. olho para ela, sorrio e falamos. Nessa altura o mundo pára e nada mais importa.